O XV Fórum da Bolsa de Pesquisa, promovido pela Fundação Emblem em colaboração com o Departamento de Atividades Produtivas da Região Siciliana e da Universidade de Catania, começou hoje no mosteiro beneditino da Catania. Dez startups inovadoras e PMEs sicilianas foram selecionadas para participar do principal evento nacional de “correspondência tecnológica” envolvendo empresas, universidades e investidores.
Palavras de Tamajo
“A participação das realidades da Sicília neste fórum – disse o comissário Edy Tamajo intervindo na abertura do evento – é uma oportunidade única de mostrar nosso potencial inovador e incentivar o diálogo entre pesquisa e negócios. Eventos como esse são essenciais para atrair investimentos e incentivar o desenvolvimento econômico do território “.
O fórum
O fórum, que terminará na quarta -feira, “representa uma plataforma -chave para promover a inovação e criar sinergias estratégicas entre empresas, universidades e centros de pesquisa, com particular atenção aos órgãos financiados pelo PNRR”, concluiu Tamajo. As startups selecionadas tiveram a oportunidade de se inscrever através de uma chamada destinada a realidades reais nos grupos da estratégia de especialização inteligente – S3 Sicily com a qual a região suporta intervenções para pesquisa e inovação.
Dados UnionCamera
“A Sicília está mudando de cara, graças à inovação e tecnologia que estão empurrando nossa economia para novos horizontes. Os dados do terceiro trimestre de 2024 confirmam um saldo positivo de novas empresas, resultado de um trabalho sinérgico entre instituições e empreendedorismo. O governo de Schifani está fazendo sua parte para criar as condições ideais para as empresas crescerem e prosperarem. Assim, o conselheiro regional de atividades de produção, Edy Tamajo, comentou os dados processados pelo Observatório Econômico UnionCamere Sicilia, que relatam crescimento contínuo no tecido produtivo da ilha.
“Nossa ação visa apoiar não apenas os setores tradicionais, mas, acima de tudo, as empresas inovadoras e tecnológicas que estão realizando uma mudança real”, concluiu Tamajo.