O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) da Catania observou uma atividade explosiva intracratéia no ETNA. O evento, monitorado através de câmeras térmicas, não levou à emissão de cinzas de lava. Após a observação, foi emitido um vinho laranja, um aviso para a aviação.
Sem emissão de cinzas e tremor estável
Os relevos instrumentais do Observatório Ingv, Etneo, indicam que o tremor dos ductos magmáticos internos atualmente permanece em níveis médios. A atividade vulcânica é limitada a 3.300 metros acima do nível do mar.
Aeroporto operacional de Catania
A atividade do ETNA, no momento, não interfere nas operações do Aeroporto Internacional Vincenzo Bellini de Catania.
Terremoto para as ilhas da Eolia, Vulcano treme
Um terremoto de magnitude 2,9 foi registrado na ilha de Vulcano, no arquipélago da Aeólia, às 23:19:09. O evento sísmico, detectado pela sala de operações do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) de Catania, ocorreu a uma profundidade de 9 quilômetros.
Choque sentido pela população
Dada a relativa proximidade da superfície, o terremoto foi claramente percebido pelos habitantes da ilha e pelos turistas presentes. Um segundo choque, de magnitude 1,4, foi registrado na mesma área às 02:52:18, a uma profundidade de 10 quilômetros.
Atividade vulcânica em Stromboli
Nos últimos dias, comunicou que as estações sísmicas de Stromboli a partir das 07:31 UTC registraram um sinal associado a um evento de deslizamento de terra que tem uma duração de cerca de 18 minutos. “A tendência da amplitude média do tremor vulcânico está atualmente em alto nível. Os dados da rede GNSS não mostram variações significativas. A rede clinométrica mostra uma variação na estação TDF (FIRE TIM) a partir de 7:33 UTC. A variação é predominante ao longo do componente N185 ° e da ordem de 1,2 microad. Do ponto de vista vulcanológico, nenhuma observação foi possível devido às condições climáticas “.