Eles traziam consigo cem doses de entorpecente quando sua desajeitada tentativa de fuga foi interrompida pela Polícia Estadual que os bloqueou e prendeu pelo crime de porte para fins de tráfico. Os protagonistas da história são dois jovens de 18 anos de Catânia, um dos quais tem antecedentes criminais pelo mesmo crime.
Controle noturno e fuga
Durante os serviços noturnos de controle do território, por volta das 4h30, próximo à Via Capo Passero, a atenção dos agentes do Esquadrão Voador da Sede da Polícia de Catânia foi captada por duas pessoas avistadas com alguns envelopes nas mãos. Os dois sujeitos, ao avistarem a polícia, afastaram-se rapidamente e refugiaram-se no interior de um edifício. A polícia ficou ainda mais desconfiada, levantando a hipótese de que poderiam ser traficantes, visto que a área é conhecida por ser uma praça de tráfico de drogas. Nesse momento os policiais iniciaram uma atividade de observação aguardando para verificar o que estava acontecendo. Depois de alguns minutos, os dois jovens chegaram a sair pela porta do prédio, mas, ao perceberem a presença da polícia, fugiram novamente.
Busca e apreensão
A intervenção imediata dos agentes permitiu detê-los e submetê-los a uma revista pessoal que permitiu encontrar cerca de uma centena de embalagens contendo marijuana e cocaína, embaladas em dose única, prontas para serem vendidas. Eles também tinham um rádio bidirecional, provavelmente usado para alertar os vigias na área sobre a chegada da polícia.
Prisão e medidas
A substância estupefaciente foi apreendida e os dois jovens foram detidos e colocados à disposição da Autoridade Judiciária.